Caterpillar inaugura fábrica de locomotivas em Sete Lagoas, projetada pela Serra Engenharia

December 22, 2015

      Esta quinta-feira, 29 de novembro, foi um marco na história de Sete Lagoas, que no mês do seu aniversário de 145 anos foi presenteada com mais uma importante fábrica. Agora, além das indústrias já instaladas, a cidade conta com a Fábrica de Locomotivas Electro-Motive Diesel (EMD), do grupo Caterpillar.

      O empreendimento edificado no bairro Cidade de Deus tem cerca de 12 mil m² de área construída, integra um plano de investimentos de US$ 100 milhões e pretende gerar 500 empregos diretos quando em pleno funcionamento.

      O Gerente Geral da unidade de Sete Lagoas, José Floriano Xavier abriu os trabalhos afirmando o compromisso do grupo na cidade. “Estamos todos muito felizes com a inauguração da nova fábrica de Sete Lagoas. A ideia deste empreendimento é contribuir com o desenvolvimento do Brasil e do estado de Minas Gerais, dando ênfase é claro, a cidade de Sete Lagoas.”

Questionado sobre a viabilidade do negócio, o Presidente da Caterpillar do Brasil, Luiz Carlos Calil se posicionou: “O Brasil teve grande tradição no investimento de ferrovias até a década de 1960. Depois disso, investiu fortemente em rodovias, o que já constatamos ter sido um grande equívoco. Em reuniões com o Governo, notamos que existe uma firme proposta para o crescimento do setor neste país. Nota-se desde projetos como o do Trem Bala, para o transporte de passageiros, como no efetivo transporte de carga.” Declarou.

Investimento certo

      As palavras do Presidente da Caterpillar se comprovaram quando o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou as intenções de investimento no setor. “Com o programa que alcança mais de 90 bilhões de reais, queremos concluir cerca de 10 mil km de novas ferrovias modernas e com capacidade para o transporte de grande quantidade de carga. Outra preocupação é em suprirmos as áreas com maior capacidade de produção.” Anunciou o Ministro que também comemorou o momento em que vive o país, “o Brasil tem hoje uma condição sólida de crescimento, diferente da maior parte do mundo. Mas isso não acontecerá se não tivermos apoiados em uma estrutura sólida, por isso, é grande a necessidade de forte investimento.” Finalizou.

     O governador em exercício Alberto Pinto Coelho também marcou presença na cerimonia de inauguração e disse que Minas Gerais está preparada para o crescimento: “Estamos buscando diversificar nossa economia, de forma a torna-la cada dia mais forte. A instalação desta fábrica é mais uma prova disso. Constantemente temos inaugurado indústrias de diversos setores por todo estado. Nosso objetivo é colocar Minas como a segunda economia do país” Destacou Alberto Pinto Coelho.

      O presidente da Progress Rail Services e da EMD, Billy Ainsworth, agradeceu o apoio do Governo para a implantação do projeto e se mostrou honrada com a instalação da nova fábrica em Sete Lagoas “Montamos uma equipe experiente e pretendemos fazer parte da prosperidade econômica desta comunidade durante muito tempo”, afirmou.

      Os executivos da Caterpillar mostraram-se empenhados em contribuir com melhorias para a cidade. Eles também demonstraram bom relacionamento com a administração do município e a julgar pela cerimônia de inauguração, os setelagoanos ainda podem esperar boas surpresas do novo empreendimento.  Manoj Menta, Vice Presidente da Operação destacou a história da ferrovia no município: “Pela nossa convivência com as autoridades locais e pessoas da comunidade, buscamos o crescimento cultural da região. Sabemos que a história da ferrovia é muito vasta em Sete Lagoas e queremos dar continuidade a esta história.”

      José Floriano Xavier, Gerente Geral da unidade de Sete Lagoas completou. “Nossos compromissos vão desde a busca de profissionais da cidade à capacitação dos moradores daqui. Para nossas primeiras contratações, já efetivamos parcerias com o Senai para formarmos nosso trabalhadores e vamos manter a busca por setelagoanos para nossa equipe. Com a nossa instalação, já contribuímos para o aumento da segurança e valorização imobiliária da região. Nosso objetivo é contribuir ainda mais” Finalizou.

Sobre a fábrica

      A escolha do local se deu em julho de 2011 e a partir de março de 2012, parte da produção já começou a operar. Neste período já foram produzidas nove locomotivas diesel-elétricas para o mercado Brasileiro. A unidade de Sete Lagoas é a primeira fábrica de locomotivas da EMD no país.

 

FONTE: http://www.gazetasetelagoana.com.br/sete-lagoas/caterpillar-inaugura-fabrica-de-locomotivas-em-sete-lagoas/

Please reload

© 2017 por SERRA ENGENHARIA.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon